No mais recente episódio do podcast Vozes do Litoral, a convidada foi Tamires Menezes, de 31 anos, mãe de Marcos Eduardo, esposa, filha de marisqueira e moradora do povoado Rua da Palha, uma comunidade quilombola marcada por inúmeros desafios sociais e econômicos, refletidos nos baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) da região.
Durante a conversa, Tamires compartilhou sua trajetória de vida, evidenciando o papel fundamental da comunidade na formação de sua identidade e ressaltando a força de sua mãe, dona Neide, mulher marisqueira que sempre foi exemplo de resistência e dedicação à família.
“Minha mãe, dona Neide, é uma mulher muito forte, e ela me criou junto com meus avós. Isso me enriquece muito, porque eu vejo a garra, a força que ela sempre teve para cuidar de mim e mais três irmãos. Até hoje, ela permanece na pesca na maré.”
A convidada também destacou a importância da preservação das tradições e da memória coletiva quilombola, lembrando das histórias e saberes passados por seus avós.
“É importante porque a cultura precisa continuar viva, né? Ela precisa estar viva. Meus avós contavam muita história, muita riqueza, muita tradição. E hoje eu noto que a gente não consegue mais transmitir isso tanto. Então, é interessante que a gente continue avivando cada vez mais essas culturas e não deixar perder. Isso é muito lindo.”
Além das memórias familiares, Tamires reforçou a relevância de iniciativas que vêm promovendo transformações sociais no território, como o projeto Vem da Pedra, fruto da tecnologia social Cultura em Foco, implantada em 2021. A ação tem incentivado práticas construtivas voltadas para o desenvolvimento ecológico e cultural, abrindo caminhos para novas perspectivas no povoado Rua da Palha.
🌊✨ A entrevista foi uma verdadeira imersão em temas como resistência, identidade, pertencimento e futuro sustentável, mostrando como comunidades tradicionais do litoral sul sergipano seguem firmes em sua luta por reconhecimento e desenvolvimento.
O episódio completo já está disponível no canal do Vozes do Litoral, reforçando o compromisso do projeto em dar visibilidade às histórias e vozes que constroem o litoral.
Assista à entrevista completa: Clique aqui para conferi: Entrevista com Tamires Menezes |Vem da Pedra, fruto da tec. social Cultura em Foco – EP 20 | 2ªT