A Polícia Militar de Sergipe conduziu com diálogo e tranquilidade, nessa terça-feira 1º, a ação judicial de reintegração de posse do Sítio São Cristóvão, na Praia do Robalo, Zona de Expansão da capital.
As ações para o cumprimento da determinação, oriunda da 9ª Vara cível de Aracaju, tiveram início em setembro de 2024, quando a Polícia Militar passou a dialogar com os ocupantes do terreno, com a finalidade de garantir um processo pacífico e ordenado.
“Durante esse período, trabalhamos com a negociação e o diálogo, visando um processo pacífico e ordenado, sempre mostrando a melhor solução para todas as partes envolvidas”, informou o tenente Marcel, integrante do Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC) da Corporação.
O oficial explicou, ainda, que “os ocupantes foram comunicados com antecedência sobre o cumprimento da ordem judicial, assegurando transparência e alinhamento às normas de Direitos Humanos”.
Após diversas visitas técnicas e notificações previas, o cumprimento da reintegração foi efetivado com o apoio do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e de unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Radiopatrulha e Regimento de Polícia Montada.
“A operação reforça o compromisso da PMSE com a segurança pública do Estado, a legalidade e a preservação da ordem social, sempre priorizando a prevenção de conflitos”, esclareceu a comandante da operação, tenente-coronel Andréa Santana.

No fim da manhã, a Polícia Militar finalizou a reintegração de posse pacificamente, resultado de um diálogo favorável em busca de soluções para os conflitos, evitando o uso da tropa e obedecendo à decisão judicial.
Das cerca de 15 famílias que ocupavam a área do sítio de forma irregular, apenas duas estavam em situação de vulnerabilidade e foram acolhidas pela Secretaria de Assistência Social do município de Aracaju.