Seja Bem Vindo - 21/07/2025 15:50

  • Home
  • Destaques
  • MPSE viabiliza Projeto CostuRe com recursos do Funpen para instalação de oficinas de costura no sistema prisional

MPSE viabiliza Projeto CostuRe com recursos do Funpen para instalação de oficinas de costura no sistema prisional

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça das Execuções Criminais, vem conduzindo a implantação do Projeto CostuRe, uma iniciativa que visa fomentar a política laboral e promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade através do trabalho e da capacitação profissional. O projeto será viabilizado com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), sob gestão do MPSE, que serão utilizados para a aquisição de máquinas de costura e equipamentos destinados à instalação de oficinas no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) e no Presídio Semiaberto de Areia Branca (Presab).

As oficinas terão como finalidade a descaracterização de roupas, calçados e acessórios apreendidos pela Receita Federal, que, após esse processo, serão doados a instituições sociais e à população em situação de vulnerabilidade. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) será o responsável pela capacitação dos internos e pelo fornecimento das especificações técnicas, layout dos espaços e definição da potência das máquinas.

Além da licitação para aquisição dos equipamentos, o MPSE está elaborando uma minuta de Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), que formalizará a doação das máquinas de costura às unidades prisionais. Outro termo, envolvendo a Receita Federal e a Sejuc, cuidará da cessão dos bens apreendidos para reaproveitamento social.

> Cursos profissionalizantes

Além do Projeto CostuRe, o MPSE também articula, junto à Sejuc, à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), ao Senai e outros parceiros, a oferta de cursos profissionalizantes nas unidades prisionais do estado. Estão previstas formações nas áreas de construção civil, marcenaria, mecânica, estética, costura e gastronomia, entre outras.

A Seteem se comprometeu a enviar, até 18 de junho, um cronograma com a previsão de início e fim dos cursos, além da quantidade de internos beneficiados por turma. Também serão formalizados termos de cooperação entre as instituições envolvidas, incluindo a Receita Federal, que fará a doação dos bens a serem descaracterizados.

_______________________

Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE

Fotos: Ícaro Novaes

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula e presidentes do Chile, Espanha, Uruguai e Colômbia divulgam carta conjunta em defesa da democracia – CartaCapital

Às vésperas da Reunião de Alto Nível “Democracia Sempre”, que será realizada na segunda-feira 21…

Membros do MP de Sergipe prestigiam posse da nova diretoria da ASMP – Ministério Público de Sergipe

Na manhã desta sexta-feira, 18, membros do Ministério Público de Sergipe participaram da solenidade de…

Policial militar de folga prende suspeito de roubo e recupera bicicleta no Bairro Capucho – P.M.S.E.

Na tarde dessa quinta-feira (17), um policial militar de folga realizou a prisão de um…