A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (ESMP), com apoio da Coordenadoria-Geral, lança neste mês o Projeto Cultural MPSE, uma iniciativa institucional voltada à valorização da cultura sergipana e ao estímulo ao pensamento crítico entre os membros do Ministério Público. A proposta busca integrar cultura, história e arte ao cotidiano da instituição, promovendo encontros com intelectuais, artistas e pensadores locais.
A primeira edição será realizada no dia 28 de agosto, às 11h, no Colégio de Procuradores do MPSE, e terá como tema “Cultura Jurídica Sergipana”. O encontro terá como palestrante convidado o advogado e membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, José Rollemberg Leite Neto, que conduzirá a palestra e o debate com os presentes.
Sobre o Projeto
O Projeto Cultural MPSE, instituído por meio da Portaria nº 2.448/2025, de Sua Excelência o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, tem como objetivo criar um espaço permanente de diálogo sobre temas relacionados à história, literatura, arte e cultura jurídica, contribuindo para o enriquecimento intelectual dos seus quadros e o fortalecimento dos vínculos institucionais com o meio acadêmico, cultural e artístico de Sergipe. As edições serão bimestrais e realizadas na sede do MPSE, sempre reunindo convidados com reconhecida atuação em suas áreas.
“O projeto, que é uma iniciativa do Dr. Carlos Augusto Alcântara Machado, Coordenador-Geral do MPSE, visa promover uma profunda reflexão sobre a nossa identidade cultural e as influências que moldaram a formação jurídica e social de Sergipe, aproximando o Ministério Público de um debate essencial para o fortalecimento da nossa atuação institucional”, destacou o Diretor-Geral da ESMP, Newton Silveira.
Serviço
Data: 28/08/2025
Horário: 11h
Local: Colégio de Procuradores do MPSE
Convidado: José Rollemberg Leite Neto – Advogado e membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas
Tema: Cultura Jurídica Sergipana
Público-alvo: Membros do MPSE