Secretaria da Educação promove a preservação das tradições juninas entre alunos e professores da rede pública
A programação do São João de Estância tem se destacado por valorizar a cultura popular. Além das tradicionais festas no centro da cidade, a celebração agora se estende à zona rural com o projeto Forró no Campo, idealizado pela Secretaria Municipal da Educação (Seme).
O projeto iniciou-se nesta quarta-feira, 4, na Escola Municipal Humberto Ferreira, no povoado Porto do Mato. A programação segue nesta quinta-feira, 5, na Escola Municipal Virgílio de Oliveira Lima, no povoado Muculanduba, segue na sexta-feira, 6, na Escola Municipal Eleonora Leite Pereira, no povoado Curuanha; na segunda-feira (09), na Escola Municipal Antônio Carlos Valadares (Povoado Araçás) e na terça-feira (10), na Escola Municipal Joaquina de Souza, na Colônia Entre Rios.
“O Forró no Campo pretende aproximar os estudantes da tradição junina, promovendo o sentimento de pertencimento cultural. A iniciativa reúne alunos, professores e a comunidade em uma programação animada”, ressalta o secretário de Educação, João Luiz.
Durante o evento, as escolas oferecem brincadeiras típicas, como corrida de saco, dança do ovo e quebra-pote. Também há concursos de dança, desfiles de rainhas juninas e apresentações de trios pé de serra e quadrilhas. Não faltam os sabores característicos da festa, com pamonha, mungunzá, arroz-doce, milho, pé de moleque e outras delícias.
A proposta reforça o papel da escola na preservação das tradições. Ao envolver os jovens da zona rural, a Seme contribui para a continuidade da cultura junina entre as novas gerações.
Após o circuito do Forró no Campo, a cidade se prepara para a inauguração do Arraiá Jorge Maravilha, no próximo sábado, 7, às 20h. A abertura contará com batucada, queima de espadas e barcos de fogo, além de shows na Praça Barão do Rio Branco. A festa segue até o dia 29 de junho, com atrações no Arraiá Jorge Maravilha e no Forródromo Rogério Cardozo.
Na semana que antecedeu o evento, a Seme também realizou a Feira de Cultura e Arte (Fecultart), nos dias 2 e 3 de junho, com a participação de 21 escolas. A feira foi um sucesso e demonstrou o talento e o envolvimento da comunidade escolar.
Para o prefeito André Graça, iniciativas como o Forró no Campo mostram a força da educação como vetor de transformação cultural.
“A educação é um dos pilares da nossa gestão. Projetos como o Forró no Campo reforçam o papel da escola na valorização das nossas raízes e na formação cidadã dos nossos estudantes”, destacou o prefeito.
Acompanhe a programação completa e participe da festa!
https://drive.google.com/open?id=149Zyd35n2iFMwW0tO7HTOc_dkTuhJQQV&usp=drive_fs
Publicado por Genilson Máximo