O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), realizou a 14ª edição do Café com a Coapaz, encontro voltado ao diálogo e à integração institucional para o fortalecimento da Cultura de Paz.
O evento, dessa feita, reuniu magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Cristiane D’Avila Ribeiro, Marta Cristina dos Santos, Silvia Helena Paraboli Martins Maluf, Henry Cavalcanti de Souza Macêdo e Pablo Souza Rocha; além do Desembargador do Trabalho Thenisson Dória, do Procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende e da Procuradora Federal Martha Carvalho Dias de Figueiredo.
Representando o Ministério Público de Sergipe, estiveram presentes os membros Jorge Murilo, Eduardo Matos, Aldeleine Barbosa, Lilian Carvalho e Claudia Calmon, além de Manuella Maria Vergne Cardoso, Presidente da Comissão de Proteção do Rio São Francisco da OAB/SE.
> Projeto “Semeando a Cultura de Paz”
Durante o encontro, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Coapaz enquanto órgão auxiliar do MPSE, com destaque para os resultados do projeto “Semeando a Cultura de Paz, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/20ª Região) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) para maior esclarecimentos e concretude de conhecimento da Justiça de Trabalho que homologa a destinação dos recursos pleiteada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe.
O projeto tem como objetivo a formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, capacitando servidores públicos estaduais e municipais das áreas de assistência social, educação e infância (proteção e socioeducação), além de agentes de transformação social vinculados a instituições comunitárias.
A execução é viabilizada por meio de Termos de Compromisso de Destinação de Recursos firmados entre MPSE, MPT e Fapese. Nessas ações, o MPT destina verbas oriundas de acordos e multas judiciais, homologadas pela Justiça do Trabalho, para o custeio da formação de facilitadores de círculos de Paz, com integral prestação de contas elaborada pela FAPESE, sob a supervisão do MPT. Dessa forma, recursos provenientes de processos trabalhistas são revertidos em benefício da sociedade que passam a ter em seus órgãos públicos, pessoas com formação para o diálogo e solução de conflitos nos atendimentos e nos serviços que desenvolvem.
Com a capacitação, os participantes apresentam projetos de intervenção voltados à pacificação social, monitorados pela Coapaz durante o período de dois anos. A iniciativa promove uma abordagem mais humanizada, focada na prevenção de conflitos e no fortalecimento da cultura de paz.
> Expansão da iniciativa
Em quatro anos, o projeto já capacitou 190 pessoas, impactando positivamente a rede de proteção social em Sergipe. Diante dos resultados, o Desembargador Thenisson Dória sugeriu a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições envolvidas, com o objetivo de garantir a continuidade das ações, ampliar a capacitação de membros e servidores e estimular novas medidas de difusão da cultura de paz.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: Eric Almeida