O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Escola Superior (ESMP) e da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), concluiu a segunda edição do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz – Para Aplicações Menos Complexas/Não Conflitivas. A capacitação foi realizada nos dias 10 e 17 de junho e 1º de julho, com encontros presenciais na sede da instituição, voltados para o público interno.
A formação teve como proposta uma abordagem teórico-vivencial, com foco nos princípios da Justiça Restaurativa, nos tipos e etapas dos círculos restaurativos, na Comunicação Não Violenta e nas formas de aplicação das práticas no cotidiano institucional. A capacitação foi conduzida por instrutores do próprio MPSE com ampla experiência na temática: Ana Célia Matias, Cayo Rubens Castilhano, Jacqueline Almeida e Juliana Vasconcelos.
Para a Procuradora de Justiça do MPSE e Coordenadora da COAPAZ, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, “essa segunda formação representa mais um passo concreto no fortalecimento de uma cultura institucional voltada ao diálogo, à escuta qualificada e à pacificação. A Justiça Restaurativa amplia as possibilidades de atuação do MP e qualifica nossa intervenção com mais empatia. É uma enorme alegria ver mais um curso concluído pela Coapaz do MPSE, todo ele conduzido pelos nossos próprios instrutores. Recebemos um feedback muito positivo dos participantes, e a grande maioria já demonstra interesse em atuar nos nossos círculos, em processos e procedimentos das Promotorias”, afirmou a coordenadora.
Com informações da ESMP
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: ESMP