O oficial do Exército Brasileiro comandou a Corporação em dois períodos distintos e deixou um legado de dedicação e excelência
Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Militar homenageou o coronel do Exército Brasileiro, Pedro Paulo da Silva, ex-comandante-geral da PMSE, pelos relevantes serviços prestados à Corporação e ao Estado de Sergipe durante as suas gestões.
Reconhecido como humanista, devido a sua postura de promoção da cultura do respeito e inclusão dentro da Corporação, o coronel Pedro Paulo liderou a Polícia Militar em dois períodos distintos: de 4 de fevereiro de 1995 a 30 de dezembro de 1997, e de 13 de agosto de 2001 a 8 de setembro de 2002, ambos durante os governos de Albano Franco. Em sua primeira gestão, também exerceu a função de Secretário de Estado da Segurança Pública interino.
“É uma das mais belas homenagens que já recebi. Diante da emoção do momento, pouco consegui falar, mas as lágrimas falaram por mim. É difícil retornar ao lugar que fui tão feliz. Como oficial do exército, participei de missões de paz da ONU em Moçambique, Angola e no Timor, mas nunca esqueci a Polícia Militar de Sergipe”, comentou o homenageado.
Contribuições significativas
Durante suas gestões, o coronel Pedro Paulo implementou diversas iniciativas que fortaleceram a estrutura e a atuação da Polícia Militar de Sergipe, entre elas, introdução da filosofia de Polícia Comunitária, criação do Comando de Operações Especiais, implantação do 6º BPM e do Pelotão de Polícia Ambiental, consolidação do 7º BPM e criação de companhias em Carmópolis e Tobias Barreto, promovendo maior cobertura e eficiência no policiamento. Além disso, o ex-comandante foi o responsável pela conquista da autonomia financeira para a PMSE.
Homenagem
A homenagem com a outorga da Medalha comemorativa aos 190 anos da Polícia Militar de Sergipe foi uma iniciativa do comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro. Durante a honraria, o atual gestor expressou todo o seu reconhecimento pelo legado do coronel Pedro Paulo.
“Hoje é um dia muito especial para a nossa Corporação. Estamos homenageando o senhor, coronel Pedro Paulo, nosso eterno comandante-geral, pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar de Sergipe. O senhor é referência para todos nós que fazemos parte dessa importante instituição. A expressividade da nossa Corporação tem a sua contribuição, como um exemplo de comandante competente e grande líder. Muito obrigado por tudo”, agradeceu o coronel Ribeiro.